terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ser vs Parecer


Quem é você? Uma pergunta como essas exige uma reflexão, afinal a resposta nem sempre éóbvia. Somos tantos que as vezes resumir nossa complexidade com uma mera definição é simplesmente superficial. Então perguntamos, quem você aparenta ser? Em casa, no trabalho, com amigos, com desconhecidos. Aí talvez haja uma resposta mais clara, afinal estamos falando das máscaras sociais que colocamos diariamente, propositalmente.

Nas aulas de dramaturgia com a profª Catarina Sant´Anna, estudamos uma das mais importantes temáticas Pirandellianas. Aprendemos que o autor mostra de forma recorrente personagens em situações onde as aparências devem ser mantidas a qualquer custo, tudo deve ser feito para encobrir a verdade. O conflito gerado entre SER vs PARECER. Como as obrigações sociais interferem no comportamento humano, e até onde ele é capaz de ir para manter uma máscara aceitável.

Na peça Vestir os Nus, Pirandello utiliza o termo vestir como metáfora, pois a nudez representa a natureza real de nossa humanidade, o homem exposto. A veste é a proteção, o artificio que encobre os pudores, as vergonhas, tudo que não deve ser revelado. É genial a forma como o autor consegue expor a natureza humana, com personagens que precisam desesperadamente defender as imagens que fazem de si mesmos ou então reinventar uma máscara mais bela de si, tudo em nome das aparências, do orgulho, da vaidade e das regras sociais.

I.M.G.B