quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Primeira Leitura




Ao ler o livro A anatomia do drama de Martin Esselin, lembro que tive um momento revelador. O autor afirma que um diretor ao ler uma peça e sentir que gostaria de a ter escrito, deve com certeza montá-la. Foram as personagens e as situações dramáticas que despertaram o meu desejo de fazer dessa obra o meu espetáculo de formatura.

No ano de 2009, durante as aulas da professora Catarina Sant´Anna, trabalhamos com textos dramáticos do autor italiano Luigi Pirandello (1867-1936). Dentre os textos lidos "Vestir os Nus" escrito em 1922, prendeu minha atenção. A peça não está entre as mais aclamadas do dramaturgo, mas é escrita dentro da temática pirandelliana o "ser x parecer". Durante a peça, as personagens tentam corrigir ou esconder fatos tortuosos de seus passados ao assumir "máscaras" de civilidade.

Para a montagem de conclusão do IV semestre, adaptei o primeiro ato da peça. A cena teve duas apresentações na sala 05 da Escola de Teatro da UFBA, e teve no elenco as atrizes Vera Pessoa, Larissa Raton e Rebeca Dantas no papel de Ersília Drei e o ator Gessé Araújo no papel de Ludovico Nota.

Em "Vestir os Nús" a protagonista Ersilia Drei é uma moça pobre e sofrida, que chega a residência de Ludovico Nota,um famoso romancista. Ersília é dona de um passado cheio de máculas,do qual ela tenta fugir desesperadamente. No entanto, uma mentira pública faz com que todos os fantasmas de seu passado voltem para assombrá-la.



Nenhum comentário:

Postar um comentário